terça-feira, 25 de outubro de 2011

Interdisciplinaridade


Nem todo projeto é interdisciplinar. Muitos projetos são apenas uma tentativa de se dar conta das diferentes disciplinas a partir de um tema. O projeto focado em várias áreas do conhecimento é possível e possibilita ao professor e ao aluno uma forma mais rica de ensinar e aprender. Pois, na interdisciplinaridade há uma integração e complementaridade entre várias disciplinas que propicia maiores aprendizagens.
Assim, acredito que um projeto tenha que possuir uma boa fundamentação e que alunos e professores participem das elaborações e execuções dos projetos como parte interessada no sucesso do mesmo.

CONCEITO E OBJETO DE ESTUDO DA DIDÁTICA



A didática é um instrumento a ser utilizado nos diferentes processos de ensino e aprendizagem visando a orientação técnica e pedagógica relativas à transmissão do conhecimento e o procedimento pelo qual o mundo da experiência e da cultura é transmitido pelo educador ao educando. Assim, podemos dizer que é a parte da pedagogia que se ocupa em colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica sendo o alicerce de uma tradição didática centrada no método e em regras de bem conduzir a aula e o estudo.
Diante desse contexto, se faz necessário um repensar nas práticas existentes e a busca de um novo sentido e uma nova postura que vise a ampliação do conhecimento a partir de uma refl
exão da realidade do aluno.

sábado, 22 de outubro de 2011

Inclusão digital


Estamos vivendo um tempo em que a pessoa que não possui conhecimento de como trabalhar com as ferramentas tecnológicas sofre grandes perdas em relação a quem detem o conhecimento na área. Essa realidade não prejudica apenas o acesso ao trabalho, considerando que o mercado está cada vez mais equipado com as tecnologias e exige essa habilidade do profissional, pois em toda e qualquer atividade as tecnologias vem atingindo cada vez maior espaço e as pessoas estão cada vez mais se apropriando dessas ferramentas para facilitar, agilizar e melhorar sua vida diária com essa prática que tende a se intensificar no decorrer do tempo. Assim, torna-se necessário envolver o alunado nesse mundo digital para que o mesmo não fique à margem da sociedade.

domingo, 16 de outubro de 2011

Escola

Na escola em que eu trabalho as salas são preenchidas com grandes quantidade de alunos, o que dificulta a realização de um bom trabalho, pois os alunos apresentam comportamento diversificado. Na grande maioria são inquietos, alguns possuem facilidade para aprendizagem, enquanto que outros apresentam muita dificuldade e são encaminhados para atendimento conforme a sua necessidade, sendo: através do acompanhamento com profissionais da área (psicopedagoga), apoio através de reforço escolar, solicitação de apoio dos responsáveis, inclusão de alunos que apresentam grande dificuldade em projetos das escolas, apoio nos laboratório de informática. A escola disponibiliza de algumas ferramentas tecnológicas que auxiliam nesse processo como: Computadores, data show, câmera digital, DVD, televisores, telefone. No entanto, percebe-se que isso não é suficiente para garantir um aprendizado significativo, é necessário que escola, professores e comunidade adote novos métodos de conduzir essa tarefa de modo que considere a realidade do aluno e o contexto em que vivem.